domingo, 4 de outubro de 2015

DILMA ROUSSEF ANUNCIA O FIM DO MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA

Ministério da Pesca é extinto

Principal mudança para o setor do agronegócio é a inclusão das demandas de pescados à Agricultura 
Canal Rural - Leia mais no link http://www.canalrural.com.br/noticias/noticias/ministerio-pesca-extinto-59103 ou compartilhe este conteúdo através das ferramentas oferecidas na página. Os textos, fotos, vídeos e demais conteúdos do Canal Rural estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, e não podem ser reproduzidos sem autorização prévia. Caso queira replicar algum conteúdo do Canal Rural, por favor, utilize o link original ou entre em contato (canalrural@canalrural.com.br). Siga-nos: https://www.facebook.com/canalrural, https://twitter.com/canalrural, https://instagram.com/canalrural
dilma

mpaO Ministério da Pesca e Aquicultura foi extinto pela reforma ministerial, anunciada pela presidente Dilma Rousseff nesta sexta feira, dia 02. “Nós estamos começando por reduzir oito ministérios. Vamos integrar a pesca à agricultura.”, disse a presidente
.
Esta é a principal mudança na área do agronegócio. O setor da pesca ficará, a partir de agora, com o Ministério da Agricultura. Hélder Barbalho, atual ministro da Pesca e Aquicultura, assume agora o Ministério dos Portos.
 
O órgão da Pesca e Aquicultura foi criado em 1º de janeiro de 2003, com o nome de Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca. Em  26 de junho de 2009, a pasta ganhou status de ministério.
Fonte: FishTV Notícias e Agência Brasil

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Acordo permite cruzamento de dados do RGP com a base do INSS

Medida visa agilizar concessão de benefício governamental e evitar fraudes

 
RGP com a base do INSSBrasília – O ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho, assinou, nesta quinta-feira (1º), um acordo de cooperação com o Ministério da Previdência Social (MPS) e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para troca de informações entre os bancos de dados dos órgãos federais. Com este cruzamento, a concessão de benefício governamental, como o seguro-defeso, terá mais transparência e controle. “Este é mais um passo em favor dos verdadeiros pescadores”, destacou o ministro.
A iniciativa permite que o INSS e o MPS tenham acesso ao banco de dados do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). Com isso, será mais fácil conhecer a situação de cada pescador registrado. Isso possibilitará mais rapidez na concessão dos benefícios previdenciários. “Um sistema informatizado e seguro evitará fraudes”, destaca Helder. O RGP é um instrumento do governo federal que visa contribuir para a gestão e o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira.
Texto: Da redação
Foto: Kristofferson Lopes