domingo, 27 de março de 2016

COLÔNIA DE PESCADORES Z-14 DE LARANJEIRAS COMEMORA SEU 12º ANIVERSÁRIO COM SHOW AO VIVO.

O Presidente da Colônia Z-14, Sobó, agradeceu a presença do Prefeito de Laranjeiras, os Presidentes das Colônias de Pescadores e a todos os pescadores e pescadoras presentes.
No dia 27 de março de 2016 a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-14, da Cidade de Laranjeiras  comemorou o seu 12º aniversário. A data foi marcada pelo evento que aconteceu no Sitio União, localizado na Cidade. Estiveram presentes os membros da Colônia de Pescadores Z-14, A Presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-8 de Propriá, Dilma Silva, O Presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-6 de Nossa Senhora do Socorro, Francisco dos Santos e a Secretaria Genoveva, O Prefeito Municipal de Laranjeiras, Juca Bala, vereadores e lideranças da pesca. 

De acordo com o Presidente da Colônia Z-14, José Carlos (Sobó), a ideia de criar a colônia de pescadores surgiu da necessidade de uma organização no sentido de se coordenar e orientar os pescadores sobre a legislação da pesca e os seus direitos ao executar a função. 

A colônia atua como um suporte para os pescadores. Auxiliando na laboração dos Registros Geral dos Pescadores – RGP, (Carteira de Pescador Artesanal), junto com os órgãos federais responsáveis pela pesca, Registros do Pescador junto aos órgãos competentes. 

Sobó disse que os trabalhos desenvolvidos têm deixado os associados mais próximo da Colônia e isso é muito relevante, pois a carência de informações muitas vezes prejudicava o pescador.  A Colônia começou com poucos associados  e hoje a colônia tem mais de 800 associados, tudo isso aconteceu pelo trabalho competente que é feito pela equipe da Colônia de pescadores.
Na comemoração teve shows ao vivo, com MPB, Forró, Arrocha e Sertanejo, todos os presentes se divertiram durante todo o dia do domingo.
O Prefeito Juca Bala, parabenizou a Colônia Z-14 pelos 12 anos de existência e a diretoria pelos trabalhos realizados.  

A Presidente da Colônia de Pescadores Z-8 de Propriá, entregou ao Presidente da Colônia Z-14, Sobó, um lindo Barco todo em acrílico, presente pelos 12 anos da entidade.

Ao final todos se reuniram e bateram os parabéns para a entidade com muitas emoções e com orgulhos de serem pescadores. 

MENSAGEM DE PÁSCOA DE SOBÓ PARA OS MORADORES DA CIDADE DE LARANJEIRAS


Que nesta Páscoa possamos encontrar amor, esperança, paz, fraternidade, companheirismo, pois, esse sim é o verdadeiro sentido da Páscoa!

"A Páscoa significa a renovação, por isso nós desejamos que todos renovem a fé, a disposição no início de cada dia, o amor pela família, pelos amigos e, principalmente a vontade de realizar seus sonhos, sendo um deles,  o de melhorar  cada dia mais nossa Laranjeiras”.

Os votos se estendem aos pescadores, colaboradores, Presidentes das Colônias de pescadores, cidadãos e suas famílias!
São os desejos do Secretário da Pesca e Igualdade Racial e Presidente da Colônia Z-14, José carlos (Sobó)

quinta-feira, 17 de março de 2016

MINISTÉRIO CRIA CÂMARAS SETORIAIS DA PESCA E DA AGRICULTURA

Órgãos são formados por representantes do governo e da iniciativa privada

Mais duas câmaras temáticas foram instaladas nesta quarta-feira (16) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): a da Pesca e da Aquicultura. Criadas por determinação da ministra Kátia Abreu, elas reúnem representantes do governo e do setor privado para analisar o cenário das duas cadeias produtivas e propor medidas para fortalecê-las, seja no aprimoramento da legislação ou em aspectos econômicos.

De acordo com o secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Marlon Cambraia, a instalação das duas câmaras é importante para aproximar esses setores das políticas públicas traçadas pelo Mapa. “O ministério precisa da contribuição desses segmentos do setor privado.”

 Os representantes da Câmara Setorial da Pesca definiram quatro temas prioritários para este ano: gestão pesqueira, processamento e indústria/infraestrutura e fomento, propostas de projetos de lei e debates sobre pendências do setor.

Já os integrantes da Câmara Setorial de Aquicultura estabeleceram como prioridades estes assuntos: comercialização e competividade, licenciamento ambiental, crédito e fomento, sanidade, difusão e geração de novas tecnologias e águas da União.

Nesta quinta-feira (17), o Mapa vai instalar a Câmara Setorial da Carcinicultura.

(com Mapa)
fonte: http://www.cenariomt.com.br/noticia/511539/ministerio-cria-camaras-setoriais-da-pesca-e-da-aquicultura.html

sábado, 12 de março de 2016

Ministro do Supremo restabelece pagamento de seguro-defeso

Decisão contraria governo e restabelece decreto aprovado pelo Congresso.
Barroso entendeu governo tinha interesse meramente fiscal em liminar.


Mariana OliveiraDa TV Globo. em Brasília

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou nesta sexta-feira (11) uma decisão tomada em janeiro pelo presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, e restabeleceu decreto legislativo aprovado pelo Congresso que garante aos pescadores o pagamento do seguro-defeso, benefício previdenciário concedido pelo governo durante o período de proibição da pesca.

No recesso do Judiciário, Lewandowski concedeu liminar para suspender o decreto, aprovado em dezembro pelos parlamentares, por entender que havia risco aos cofres públicos.
O relator do caso, ministro Barroso, ao reavaliar a situação, derrubou a liminar porque considerou que o interesse do governo na suspensão do benefício era meramente fiscal. Para ele, o decreto tem intenção de proteger o meio ambiente, garantindo os benefícios aos pescadores em período de reprodução de peixes. O caso ainda terá que ser analisado em definitivo pelo plenário do Supremo.
saiba mais
Barroso ressaltou que a decisão de Lewandowski foi “prudente”, mas que, após ouvir os envolvidos no caso, verificou que o interesse fiscal não poderia prevalecer. Cerca de 500 mil pescadores recebem o benefício. “Há, portanto, indícios robustos de que as razões ambientais não foram aquelas que predominaram na decisão de suspender o período de defeso”, afirmou Barroso.
Cada pescador beneficiado com o seguro-defeso recebe um salário mínimo mensal por até cinco meses como forma de compensação pelo período de proibição da pesca artesanal. Originalmente, o defeso foi suspenso por uma portaria dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, para recadastramento. A portaria, no entanto, foi posteriormente derrubada pelo decreto do Congresso.
 
A ação foi apresentada pela presidente Dilma Rousseff, que alegou "incerteza" em relação aos destinatários do benefício, defendendo ser necessário realizar um recadastramento dos pescadores para evitar fraudes no recebimento. Além disso, argumentou ser preciso reavaliar o período para a preservação dos peixes.
 
Segundo o Ministério da Agricultura, a liberação da pesca não causaria impacto no meio ambiente. Deputados contrários à portaria, porém, argumentaram que a liberação da pesca no período reprodutivo poderia comprometer a produção pesqueira no futuro.
Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/03/ministro-do-supremo-restabelece-pagamento-de-seguro-defeso.html

terça-feira, 1 de março de 2016

LARANJEIRAS: Diretoria eleita da Colônia de Pescadores Z-14 toma posse

O presidente Reeleito José Carlos (Sobó) e os membros eleitos prometeram muito trabalho em prol dos pescadores e pescadoras.

Cerimônia de posse da ^Diretoria da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-14, Reeleito Presidente José Carlos (Sobó).
 
A cerimônia de posse da  diretoria da Colônia de Pescadores Z-14 em Laranjeiras,  aconteceu no domingo dia 28 de fevereiro de 2016 e contou com a presença de diversos representantes da pesca do Estado de Sergipe.
 
O Presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado de Sergipe, Marcos Menezes,  FEPESE, A  Presidente da Colônia de  Pescadores Z-8, Dilma Silva, O Presidente da Colônia de Pescadores Z-1,  A presidente da Colônia de Pescadores da Barra dos Coqueiros, Wilma, A Secretaria da Colônia Z-1, Maria Vilma, A Secretaria da Colônia Z-6, Genoveva, o Dr. Honey e outros representantes da Pesca.
O evento deu posse à diretoria eleita no mês de fevereiro,   confirmando a reeleição de José Carlos dos Santos (Sobó), como presidente da entidade representativa dos pescadores no município.
 
Todos os presentes elogiaram o presidente reeleito e os diretores eleitos e ressaltaram a atuação da colônia que vem realizando importantes trabalhos no sentido de valorizar o pescador Laranjeirense.
 
O Presidente no uso da palavra agradeceu a presença de todos e fez um breve relato sobre a situação da pesca em Laranjeiras e em todos os municípios do estado de Sergipe.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação.