sexta-feira, 29 de maio de 2015

Plano de Desenvolvimento da Aquicultura do MPA é apresentado no Conape

Plano Safra da Pesca e Aquicultura e simplificação do Licenciamento Ambiental deverão caminhar juntos, afirma Felipe Matias.
 
O secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura (Sepoa), Felipe Matias, afirmou nesta quinta-feira (28) que o Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um instrumento de desenvolvimento do país. “O plano, aliado a um processo simples de licenciamento, é o caminho certo para a geração de emprego, renda e aumento da produção, que é a prioridade do ministério’’, disse, no segundo dia da reunião do Conape, realizada em Brasília.
Além de comentar o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, o secretário apresentou o Plano de Desenvolvimento da Aquicultura até 2020. A estratégia para elevar a produção aos 2 milhões de toneladas, segundo o secretário, é a simplificação do licenciamento ambiental nos estados. “Nós estaremos entre os cinco maiores produtores de pescado do mundo”, garantiu. Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Pará são estados que já dialogaram com o MPA sobre o processo de simplificação do licenciamento ambiental.
 

sábado, 23 de maio de 2015

ACIDENTE DE LARANJEIRAS: CONDUTOR DE CAÇAMBA É INDICIADO POR HOMICÍDIO

Acidente ocorrido no dia 5 de março, vitimou seis pessoas
Acidente vitimou seis passageiros (Foto: Arquivo Infonet)
O delegado do município de Laranjeiras, Marcelo Paes, concluiu nesta sexta-feira, 22, o inquérito policial que investiga o acidente ocorrido na rodovia SE-90, entre um micro-ônibus [placa IAH 6759, licença de Nossa Senhora das Dores] e uma caçamba [placa IAL – 9765, licença de Aracaju] no dia 5 de março, onde seis pessoas foram a óbito.
O motorista que conduzia a caçamba no momento do acidente, identificado pela polícia como sendo Carlos Henrique Siqueira Souza, 22, foi indiciado por seis óbitos no tipo de crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor e por 28 lesões corporais na direção de veículo automotor.
Segundo o delegado Marcelo Paes, o condutor da caçamba teria invadido parte da pista inversa. “Ele invadiu a direção do micro-ônibus, ou seja, a faixa contrária da pista causando o acidente”, diz.
Além dele, foi indiciado José de Souza Neto que é o proprietário da caçamba e tio de Carlos Henrique. A alegação para o indiciamento, de acordo com o delegado, foi por ele ter entregue a caçamba a Carlos Henrique, sendo que o mesmo não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D, obrigatória para dirigir caminhão.
O cobrador do micro-ônibus Josivaldo Ramos Chagas, de acordo com o delegado, foi indiciado por falso testemunho. “A testemunha não pode mentir e ele mentiu. Ele disse em depoimento que o micro-ônibus nunca tinha excesso de passageiros, que todos eles usavam cinto de segurança e que a rota do ônibus nunca era desviada, só que a maioria das testemunhas disseram que o micro-ônibus ia sempre lotado, até com pessoas em pé, e que mudava a rota”, afirma.
Até a próxima terça-feira, dia 26, o delegado irá encaminhar o inquérito ao Ministério Público Estadual (MPE) que poderá acatar ou não a denúncia.
Relembre
Na colisão envolvendo o micro-ônibus e a caçamba, seis pessoas morreram. Eles foram identificados como Adriano da Silva Santos, 38 [condutor do microônibus], Jamile dos Reis Santos, 21, Mayara Santos Lima, 20, e Gicélia dos Santos Vieira, 49, Antônio Sérgio Santos, 54, que foi sepultado na cidade de Capela, e o motorista Adeilson de Jesus Santos, em Nossa Senhora das Dores.
Por Aisla Vasconcelos
Tragédia Laranjeiras: cerca de 23 vítimas foram ouvidas
Tragédia Laranjeiras: Não há data para ouvir motorista
Divulgada a relação de vítimas do acidente Laranjeiras
Vítimas do acidente em Laranjeiras são identificadas
CPRV vai emitir laudo sobre acidente em Laranjeiras
Prefeito de Laranjeiras decreta luto de três dias
FONTE: infonet.com.br

segunda-feira, 18 de maio de 2015

MENINA DE 9 ANOS É MORTA POR ENGANO EM LARANJEIRAS.

Um crime chocou os moradores do povoado Pedra Branca, em Laranjeiras (Vale do Cotinguiba), por volta das 18h30 de anteontem. A menina Debora Vitória Souza, nove anos, morreu depois de levar um tiro na cabeça, enquanto brincava na rua com uma prima de quatro anos. O crime foi cometido por dois homens armados passaram de moto pela Rua da Igreja, onde as vítimas estavam, e tentaram matar um homem que estava sentado na calçada e levou dois tiros, sendo um no peito e outro na cabeça. Ele foi internado em estado grave no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Segundo o delegado de Laranjeiras, Marcelo Paes, um dos atiradores é Douglas Roberto dos Santos, o "Douglas da Mussuca", que tem um mandado de prisão em aberto por crime de homicídio. Já o alvo dos criminosos foi identificado como Alex Gonzaga dos Santos, 25, o 'Maguila', tio da garota. A principal suspeita da polícia é de que os dois eram inimigos e mantinham uma rixa desde a época em que cumpriam pena por homicídio em uma penitenciária. Testemunhas afirmam que Alex tentou correr para uma casa ao ver 'Maguila' e seu comparsa.

Quando os criminosos abriram fogo, as crianças também correram, mas Vitória, que comprava milho cozido em um carrinho, foi atingida. Também levada ao Huse, a menina ainda resistiu a quatro paradas cardiorrespiratórias, mas faleceu na manhã de ontem. O velório aconteceu em uma igreja evangélica. O corpo da criança foi enterrado ontem à tarde em Laranjeiras, sob clima de muita tristeza dos familiares e de muitas crianças que estudavam com a vítima, em uma escola municipal que fica na mesma rua onde o crime aconteceu.
FONTE: http://www.jornaldodiase.com.br/noticias_ler.php?id=16354

quinta-feira, 14 de maio de 2015

JUCA DE BALA ASSINA ORDENS DE SERVIÇO PARA OBRAS EM PEDRA BRANCA.

     
O prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala), acompanhado de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas assinou na manhã de hoje, (12), as ordens de serviço para o esgotamento sanitário nos conjuntos Japuí e Ariston e rua da igreja, além da pavimentação de ruas no conjunto Japuí e da rua Carlos Alberto (rua da creche), no bairro Pedra Branca. Ainda na solenidade, o gestor municipal entregou oficialmente a reforma e a ampliação das UBS’s José Rosa Felipe (Pedra Branca) e Bom Jesus.  

Estas obras que estão sendo iniciadas hoje vão atender uma reivindicação de 15 anos dos moradores. “Com a assinatura dessas ordens de serviço, a nossa administração atende uma reivindicação de 15 anos dos moradores deste bairro. Junto com outras obras estruturantes, a nossa intenção é construir uma nova Pedra Branca e, aos poucos, estamos conseguindo transformar a realidade desta população. Isso está sendo possível graças ao apoio da população e dos vereadores que, constantemente, vem cobrando melhorias aqui na localidade”, destacou Juca de Bala.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luciano dos Santos ressaltou os investimentos da prefeitura no bairro Pedra Branca. “Há muitos anos vínhamos cobrando dos gestores estas obras, mas somente agora, o prefeito Juca pôde atender esta reivindicação antiga dos moradores, que nos deixa bastante felizes. A indicação para a realização destes serviços partiu do vereador Mauro, que reside em Pedra Branca e foi apoiada pelos demais parlamentares, por entenderem a necessidade desta população. Os poderes legislativo e executivo unidos permite o desenvolvimento da cidade”, disse Luciano.
Visita às obras
Antes de assinar as ordens de serviço, a comitiva visitou as obras de construção do PEC (Ponto de Encontro Comunitário), a reforma e ampliação da Escola Municipal D.Pedro II e a pavimentação da Rua Carlos Alberto (rua da creche).  
No PEC estão sendo construídos uma quadra coberta com palco, academia aberta, campo de futebol com vestiário e arquibancada, pista de cooper, parque infantil e quadra de areia. Na escola, a prefeitura está construindo mais salas de aula, cantina, refeitório e construindo e adequando os banheiros para pessoas com deficiência.
Também em Pedra Branca, a prefeitura implantou o sistema de abastecimento e distribuição de água. De acordo com o prefeito Juca de Bala, o investimento em obras no barro Pedra Branca é cerca de R$ 7 milhões.
Ubs’s Bom Jesus e Pedra Branca

Também na solenidade de assinatura das ordens de serviço, o prefeito Juca de Bala entregou oficialmente a reforma e a ampliação das UBS’s José Rosa Felipe (Pedra Branca) e Bom Jesus. As unidades ganharam mais salas de atendimento à população, ponto de distribuição de medicamentos (farmácia básica), além de pintura interna e externa e revisões nas instalações elétrica e hidráulica.
“São diversas obras que a prefeitura de Laranjeiras está executando e promovendo o desenvolvimento humano, não só no bairro Pedra Branca, mas por todo o município. Em atenção especial, Pedra Branca recebe hoje um volume de investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões”, frisou o prefeito Juca.

 TDantas Comunicação e marketing/DECOM PML.

 Fotos: Evaldo Moura.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

JACKSON ANUNCIA MEDIDAS EMERGENCIAIS PARA AGILIZAR REGULARIDADE DO ABASTECIMENTO NA GRANDE ARACAJU.

Enquanto os engenheiros e técnicos do Governo trabalham continuamente desde o sábado para restabelecer a regularidade no abastecimento, o governo estabeleceu também como prioridade atenção redobrada com áreas como a Saúde e Educação

O governador Jackson Barreto reuniu nesta segunda-feira, 11, o Grupo Gestor de Crises do Governo do Estado, para tratar das questões envolvendo o abastecimento de água da Grande Aracaju e o andamento das obras emergenciais da adutora do São Francisco, comprometida pelo acidente no trecho do povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, desde o último sábado, 09. O objetivo é permanecer garantindo os esforços necessários para que o problema seja resolvido o mais breve possível, com vistas a oferecer o menor dano possível à população dos municípios sergipanos envolvidos, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

Enquanto os engenheiros e técnicos do Governo trabalham continuamente desde o sábado para restabelecer a regularidade no abastecimento, o governo estabeleceu também como prioridade atenção redobrada com áreas como a Saúde e Educação.

Jackson Barreto determinou a sua equipe, que ainda hoje, seja publicado comunicado decretando Situação de Emergência, visando reforçar a situação de crise enfrentada no estado, para facilitar inclusive as tratativas junto aos órgãos federais.

“O decreto é importante para buscamos apoio e obtermos retorno ágil junto ao Ministério da Integração Nacional. O decreto visa a facilitar a captação de recursos, para que adquiramos o mais rápido possível tudo o que for necessário para agilizar o andamento da obra”, disse Jackson Barreto.
O governador também determinou suspensão das aulas da rede estadual para 119 escolas de Aracaju, Barra, São Cristovão e Socorro. Com a medida, o Estado evita que 100 mil alunos sejam afetados pela falta de água nas unidades de ensino, que comprometeria desde a higiene pessoal e do ambiente escolar até o fornecimento regular da merenda aos estudantes. As aulas ficarão suspensas até a regularização do abastecimento.
Saúde
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, medidas já foram tomadas para impedir que hospitais e clínicas da região tenham seus serviços prejudicados devido ao racionamento. A Deso já disponibilizou carros pipa para manter regular o nível dos reservatórios do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, assim como ofereceu todo o apoio a Prefeitura Municipal de Aracaju para garantir a regularidade dos serviços nas unidades hospitalares da capital, Unidades de Pronto Atendimento de Aracaju (Upas) Nestor Piva - Zona Norte e Fernando Franco - Zona Sul e postos de saúde.

“Também entramos em contato e oferecemos todo o apoio necessário às prefeituras dos demais municípios, Socorro, Barra, São Cristóvão, para manter o funcionamento regular dos seus hospitais e clínicas”, reforçou José Sobral.

Segundo o presidente da Deso, Carlos Melo, a previsão é que a obra emergencial da adutora seja concluída até esta sexta-feira, 15. Após a conclusão da obra, são necessários até 48h (dois dias), para que o abastecimento seja regularizado uniformemente por toda a Grande Aracaju.

“Não estamos aqui apenas discutindo o que fazer, já que, boa parte das medidas necessárias já estão em andamento. O Governo mostrou as soluções para amenizar essa situação e estamos trabalhando desde o dia do acidente, no sábado, para regularizar o abastecimento. Também estamos contando com a colaboração de diversos parceiros, como o Exército que nos ofereceu total apoio no que precisássemos. Todos os esforços estão direcionados para solucionar essa situação”, informou Carlos Melo.
Presenças

Estiveram presentes à reunião, o vice-governador e secretário chefe da Casa Civil, Belivaldo Chagas, os secretários de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, Educação, Jorge Carvalho, Saúde, José Sobral, Comunicação, Sales Neto e Cultura, Elber Batalha. Assim como os diretores-presidentes da Deso, Carlos Melo e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Antônio Vasconcelos; o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Mendes; o comandante geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício Iunes e o engenheiro Bira Barreto.

sábado, 9 de maio de 2015

MENSAGEM DO SECRETÁRIO DA PESCA E IGUALDADE RACIAL DE LARANJEIRAS, SOBÓ, ÁS MÃES.



 

PONTE DESABA E ROMPE TUBULAÇÃO DE ÁGUA EM PEDRA BRANCA

Ponte fazia a parte da BR-101, mas estava interditada para veículos. Fornecimento de água pode ficar interrompido até a próxima semana.
Ponte era bastante antiga e pode não ter suportado peso (Foto: Divulgação/André Amorim)

Ponte era bastante antiga e pode não ter suportado peso (Foto: Divulgação/André Amorim)
 
A ponte sobre o rio Cotinguiba, localizada no povoado de Pedra Branca, município de Laranjeiras, região metropolitana de Aracaju, desabou e rompeu a tubulação de água de uma adutora da Companhia de Saneamento Básico (Deso), no início da tarde deste sábado (09).
 
A ponte, que fazia a parte da BR-101, mas estava interditada para o tráfego de veículos, possuía na sua estrutura canos da adutora da Deso.  
Corpo do animal ficou boiando no rio (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Corpo do animal ficou boiando no rio
(Foto: Reprodução/TV Sergipe)

Segundo testemunhas, a ponte desabou no momento em que um carroceiro e mais algumas pessoas, em cavalos, atravessaram a ponte. Inclusive um dos cavalos chegou cair no rio.
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência encaminhou três vitimas para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
 
De acordo com o assessor de comunicação da Deso, Wendel Barbosa, o presidente e o diretor de operações do órgão, estão avaliando o caso.
 
Ainda de acordo com ele, a adutora rompida é responsável por 70% do abastecimento de água da Grande Aracaju.
 
Wendel disse ainda que existe a possibilidade do fornecimento de água ficar interrompido até a próxima semana.
 
FONTE: G1 SE

 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

SEGURO DEFESO: PESCADORES SE AGLOMERAM NO INSS

INSS afirma que serão distribuídas mil senhas
Pescadores enfrentam longa espera para realizar o cadastro (Foto: Portal Infonet)
Ainda é grande o movimento na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizada no bairro Jardins. Na manhã desta quarta-feira, 6, mais de mil pescadores artesanais, que precisam receber o Seguro Defeso, se concentram na sede para realizar o cadastramento.  São idosos, gestantes e mulheres aguardando atendimento. De acordo com o INSS, serão distribuídas mil senhas para os assegurados.
O gerente do INSS, Roberto Melo, diz que o atendimento está seguindo os trâmites e que as senhas serão distribuídas conforme a necessidade. “Na última terça-feira, 7, nós realizamos cerca de 1200 atendimentos. Mas hoje não dá para estimar quantas pessoas estão sendo atendidas”, diz o gerente.
 
A pescadora, Roberta da Silva Santana, chegou ao local por volta das 5h da manhã, mas teme não conseguir se cadastrar. “Eu não sei se vou conseguir porque não trouxe todos os documentos, mas preciso do dinheiro”, reclama.
Silvana Maria dos Santos também teme não receber o seguro defeso. “Eu cheguei muito cedo também, mas são tantos documentos que não sei se consigo. Preciso do dinheiro para sustentar meus filhos e pagar as contas”, diz.
Houve também quem reclamasse da mudança. “Essas mudanças só fazem nos prejudicar. Antes isso acontecia nas colônias dos pescadores e não tinha problema”, reclama Adilson Silva.
Roberta da Silva Santana "Não sei se vou conseguir me cadastrar"
O cadastramento acontece desde o dia 1º de abril e segue até o dia 23 de maio. Em Aracaju, segundo informou Roberto Melo, a força tarefa para atender os pescadores conta com 30 servidores, em Estância, são 7.  Cerca de 18 mil pescadores artesanais devem receber o Seguro Defeso em Sergipe.
Por Eliene Andrade
FONTE: infonet.com.br

CÂMARA APROVA MP QUE MUDA REGRAS DE ACESSO AO SEGURO-DESEMPREGO E SEGURO DEFESO.

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli
Centrais sindicais acompanham na Câmara dos Deputados sessão plenária para a votação da MP 665/14, que trata das novas regras para acesso ao seguro-desemprego (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
MP 665 foi aprovada na Câmara com 252 votos a favor, 227 contra e uma abstenção Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Medida Provisória (MP) 665, que altera as regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso, foi aprovado há pouco pelo plenário da Câmara e transformado em lei depois de muitas discussões em torno da matéria, ressalvadas as emendas e destaques que visam a modificar o texto aprovado. Foram 252 votos a favor, 227 contra e 1 abstenção. Pelo acordo que possibilitou a aprovação da MP, ainda hoje devem ser votados nominalmente dois destaques que visam a alterar o texto da medida. Os outros destaques e emendas devem ser votados amanhã (7).

Saiba Mais

Encaminharam voto favorável à aprovação da MP 665 os líderes do bloco formado pelo PMDB e outros partidos, do PT, do PSD, do PR, do PCdoB, do PROS e do PRB, além da liderança do governo. Encaminharam contra a aprovação da medida provisória os líderes do PSDB, do DEM, do SD, do PDT, do PPS e do PSOL e o líder da minoria. O único partido da base governista que encaminhou voto contra a MP foi o PDT. O PV liberou sua bancada para votar de acordo com a convicção de cada um. 
Desde ontem (5), as mudanças nas regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso vinham sendo debatidas pelos deputados de partidos da base governista e da oposição no plenário da Câmara. A MP deveria ter sido votada na noite de ontem, mas como não houve acordo, os líderes de partidos da base governista e o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), fecharam um acordo para adiar para hoje a votação, visando a sensibilizar aliados a votarem a favor das medidas.
O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), exigiu clareza nos posicionamentos do PT em relação à aprovação da MP.  Segundo Picciani, ontem o programa do PT deixou um sinal trocado. “Ficamos com a impressão de que o PT poderia estar considerando que o ajuste não era necessário para o país”, disse.

terça-feira, 5 de maio de 2015

DEFESO DO CAMARÃO SEGUE ATÉ O DIA 15 DE MAIO

Quem desrespeitar a lei terá multa de R$ 700 a R$ 100 mil
Manoel Resende diz que em caso de descumprimento, multa pode chegar a R$ 100 mil (Foto: Portal Infonet)
O defeso do camarão iniciado dia 1ª de abril, segue até o dia 15 de maio. Durante esse período fica proibida a pesca, captura, industrialização e beneficiamento do camarão rosa, sete-barbas e branco. O objetivo do defeso é a proteção dos camarões jovens, em fase de recrutamento e desova. 
De acordo com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, Manoel Resende, a alternativa será para que os pescadores se dediquem a pesca de outro produto a exemplo do peixe. “Nesse período não se pode pescar o camarão marinho de todas as formas. Já nesse período os pescadores das embarcações podem se dedicar a manutenção, conserto de casco, como também a pesca que não seja a captura do camarão. Pode pescar o peixe menos utilizar o arrasto do camarão. Durante esses 45 dias, o proprietário que comercializa deve ter entregue ao IBAMA antes do inicio do camarão a declaração do estoque”, afirma
 
Ainda segundo o superintendente, quem for flagrado desrespeitando a legislação poderá ser penalizado. “A legislação é severa para quem contraria a legislação ambiental relativa ao defeso. Vai de multa e apreensão do que estava sendo pescado, inclusive com suspensão da licença para embarcação e essas multas variam de R$ 700 a R$ 100 mil reais o que é um peso para quem trabalha e pesca, mas os desavisados que insistirem a contrariar a legislação estão sujeitos a essas penalidades”.
 
Já a segunda fase será realizada de 1º de dezembro de 2015 a 15 de janeiro de 2016.
Por Aisla Vasconcelos
Fonte: infonet.com.br

PPS VAI OBSTRUIR VOTAÇÃO DA MP DO AJUSTE FISCAL E FARÁ DESTAQUE PARA PROTEGER TRABALHADOR

Por: Assessoria do PPS

A bancada do PPS na Câmara decidiu que vai obstruir a votação da medida provisória 665. Parte integrante do pacote de ajuste fiscal, a MP, na verdade, retira direitos de trabalhadores ao dificultar o acesso ao seguro-desemprego, abono salarial, entre outros pontos. Para o líder do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR), o Palácio do Planalto pretende, com a medida, fazer com que o trabalhador brasileiro pague pela incompetência gerencial do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

“Nós vamos enfrentar as propostas do governo, pois não concordamos que o desajuste das contas públicas seja pago pelo trabalhador. E é bom lembrar que durante a campanha a então candidata a reeleição garantiu que não iria retirar nenhum direito do trabalhador. No primeiro mês de governo fez justamente o contrário. Dilma mentiu, enganou os brasileiros”, disse Bueno, lembrando que o partido apresentou emendas como a que garante que o seguro-desemprego seja pago para quem trabalhar pelo menos seis meses com carteira assassinada.

Na proposta inicial do governo, um trabalhador teria direito a requisitar o benefício pela primeira vez após 18 meses de carteira assinada. Na comissão mista do Congresso que analisou a MP 665, esse tempo foi reduzido para um ano. “Mesmo assim, trata-se do dobro da regra atual. Ou seja, trata-se de corte no direito do trabalhador. Queremos ver o que o governo terá a dizer para o pai de família demitido as vésperas de completar um ano de carteira assinada”, reforça o líder do PPS.
Destaque
Apesar de ter algumas emendas acatadas parcialmente na MP 665, como a redução do tempo máximo de trabalho para que o trabalhador tenha direito a benefícios, o PPS permanece contra a maioria das medidas previstas no projeto de lei de conversão. Por isso, vai apresentar um destaque de bancada, com base em uma emenda do deputado Alex Manente (PPS-SP), para que o trabalhador que tenha recebido até dois salários mínimos possa ter direito ao abono salarial desde que tenha exercido atividade remunerada pelo menos durante trinta dias no ano. A proposta em votação na Câmara prevê um mínimo de 90 dias trabalhado.
Onde está a CUT?
O deputado Rubens Bueno também aproveitou para cobrar uma posição clara da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que até essa terça-feira não tinha organizado nenhuma manifestação em Brasília para protestar contra o corte de direitos dos trabalhadores. “Onde está a CUT? Será que eles não enxergam o que o governo do PT está fazendo com o trabalhador? Quando é para defender o PT e os envolvidos em corrupção eles vão para as ruas. Agora, quando o governo que apoiam atenta contra o direito do trabalhador, ficam calados. Afinal, quem eles defendem? O trabalhador ou os saqueadores dos cofres públicos?”, provocou o líder do PPS.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

PREFEITO E SECRETÁRIOS APRESENTAM AÇÕES DE 2014 NA CÂMARA


"O SECRETARIO DA PESCA E IGUALDADE RACIAL,SOBO TAMBÉM PARTICIPOU E PRESTOU CONTA DA SUA PASTA NA CÂMARA DE VEREADORES DE LARANJEIRAS"
 
O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala) e alguns secretários apresentaram ontem, (28), em audiência pública na Câmara de Vereadores, as ações executadas em 2914 e nestes primeiros meses de 2015. Os vereadores e o público acompanharam atentamente as explanações.
 
O secretário de Educação, Geraldo Vieira foi o primeiro a apresentar as realizações da atual administração e destacou que as ações propostas estão sendo executadas. “Com o apoio do gestor municipal, esses dois anos de administração são de muito trabalho e estamos conseguindo melhorar a educação de Laranjeiras, com reforma, ampliação e aparelhamento das escolas, construção e reforma de novas creches, alimentação escolar de qualidade, oferta de transporte para os estudantes, aquisição de novos livros didáticos, entre outras ações. Ainda precisamos melhorar, mas já alcançamos muitas conquistas”, disse Vieira.  
A secretária municipal de Saúde, Rosiane Gomes e o diretor do Hospital São João de Deus, Marlon Fontes explanaram os investimentos na atenção básica e especializada nas unidades de saúde. “Hoje a população de Laranjeiras já sente os efeitos positivos dos investimentos da prefeitura na saúde, tendo em vista a contratação de mais médicos, implantou o Centro de Especialidades no Hospital São João de Deus, com consultas e exames especializados, está melhorando a estrutura das unidades básicas de saúde, construindo uma nova na Mussuca, está construindo a academia da saúde, reativou e estruturou a base do SAM e do SAMU, entre outras realizações. Foi um ano bastante positivo e em 2015 vamos dar continuidade a este projeto que está dando certo”, ressaltou a secretária.
 
Onete Mota, titular da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ressaltou que a prioridade da atual gestão está sendo capacitar, monitorar, avaliar a equipe técnica e prestar bons serviços à população em situação de vulnerabilidade social, através dos serviços prestados.
“Com este propósito, conseguimos atender pessoas com deficiência, com atividades artísticas, culturais e lúdicas no CETA, visitar as unidades onde são ofertados os serviços da política de assistência, realizar cursos profissionalizantes, inaugurar um novo CRAS na Mussuca e implantar o maior programa social da história de Laranjeiras, o Família Cidadã, que hoje beneficia mais de duas famílias. É um esforço grande, mas a nossa equipe está empenhada”, frisou Motta.
As ações da pasta Infraestrutura foram apresentadas pelo secretário Júlio Franca e pelo prefeito Juca de Bala, que anunciou um investimento de mais de R$ 60 milhões no centro histórico, bairros e povoados. De acordo com o gestor municipal, desse montante, mais de 20 milhões são de recursos próprios. Somente na entrada do complexo habitacional Manoel do Prado Franco, onde vive um terço da população do município, a prefeitura está disponibilizando cerca de R$ 5,5 milhões em obras que vão mudar a vida de milhares de famílias.
“Nestes dois anos de administração já avançamos muito, encontramos certas dificuldades, mas estamos conseguindo superá-las. Apesar da crise financeira que os municípios brasileiros enfrentam conseguimos planejar, buscar recursos e já estamos executando obras por todo o município. Temos intervenções no Centro Histórico e em praticamente todos os bairros e povoados de Laranjeiras. Somente em Infraestrutura estamos investindo mais de R$ 20 milhões dos recursos próprios e através das parcerias com os governos estadual e federal, mais R$ 40 milhões em obras estruturantes que estão mudando a vida dos laranjeirenses”, destacou o prefeito.
 
Juca de Bala acrescentou ainda que: “Já realizamos muitas ações nestes dois anos de mandato, porém o propósito é trabalhar muito mais. Com estas explanações vimos que a nossa equipe é competente, está afinada e unida para resolver os problemas da população. É certo que vamos continuar tendo problemas, mas como representantes do povo, vamos trabalhar com zelo, transparência e responsabilidade”, pontuou Juca.
 
Os secretários de Turismo, Angélica Barreto, o adjunto, Marcos Menezes, e Cultura, Evanilson Calazans também fizeram suas explanações com os investimentos da administração Desenvolvimento Humano. “A cultura de Laranjeiras é uma riqueza importante para o desenvolvimento sustentável deste povo. Por isso, o prefeito Juca realizou investimentos importantes neste setor e agora estamos executando novos projetos de valorização da nossa cultura. Em Laranjeiras a gestão trata a cultura com responsabilidade e compromisso”, afirmou Calazans.

TDantas Comunicação e Marketing/DECOM PML.

Fotos: Evaldo Moura.