segunda-feira, 11 de maio de 2015

JACKSON ANUNCIA MEDIDAS EMERGENCIAIS PARA AGILIZAR REGULARIDADE DO ABASTECIMENTO NA GRANDE ARACAJU.

Enquanto os engenheiros e técnicos do Governo trabalham continuamente desde o sábado para restabelecer a regularidade no abastecimento, o governo estabeleceu também como prioridade atenção redobrada com áreas como a Saúde e Educação

O governador Jackson Barreto reuniu nesta segunda-feira, 11, o Grupo Gestor de Crises do Governo do Estado, para tratar das questões envolvendo o abastecimento de água da Grande Aracaju e o andamento das obras emergenciais da adutora do São Francisco, comprometida pelo acidente no trecho do povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, desde o último sábado, 09. O objetivo é permanecer garantindo os esforços necessários para que o problema seja resolvido o mais breve possível, com vistas a oferecer o menor dano possível à população dos municípios sergipanos envolvidos, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

Enquanto os engenheiros e técnicos do Governo trabalham continuamente desde o sábado para restabelecer a regularidade no abastecimento, o governo estabeleceu também como prioridade atenção redobrada com áreas como a Saúde e Educação.

Jackson Barreto determinou a sua equipe, que ainda hoje, seja publicado comunicado decretando Situação de Emergência, visando reforçar a situação de crise enfrentada no estado, para facilitar inclusive as tratativas junto aos órgãos federais.

“O decreto é importante para buscamos apoio e obtermos retorno ágil junto ao Ministério da Integração Nacional. O decreto visa a facilitar a captação de recursos, para que adquiramos o mais rápido possível tudo o que for necessário para agilizar o andamento da obra”, disse Jackson Barreto.
O governador também determinou suspensão das aulas da rede estadual para 119 escolas de Aracaju, Barra, São Cristovão e Socorro. Com a medida, o Estado evita que 100 mil alunos sejam afetados pela falta de água nas unidades de ensino, que comprometeria desde a higiene pessoal e do ambiente escolar até o fornecimento regular da merenda aos estudantes. As aulas ficarão suspensas até a regularização do abastecimento.
Saúde
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, medidas já foram tomadas para impedir que hospitais e clínicas da região tenham seus serviços prejudicados devido ao racionamento. A Deso já disponibilizou carros pipa para manter regular o nível dos reservatórios do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, assim como ofereceu todo o apoio a Prefeitura Municipal de Aracaju para garantir a regularidade dos serviços nas unidades hospitalares da capital, Unidades de Pronto Atendimento de Aracaju (Upas) Nestor Piva - Zona Norte e Fernando Franco - Zona Sul e postos de saúde.

“Também entramos em contato e oferecemos todo o apoio necessário às prefeituras dos demais municípios, Socorro, Barra, São Cristóvão, para manter o funcionamento regular dos seus hospitais e clínicas”, reforçou José Sobral.

Segundo o presidente da Deso, Carlos Melo, a previsão é que a obra emergencial da adutora seja concluída até esta sexta-feira, 15. Após a conclusão da obra, são necessários até 48h (dois dias), para que o abastecimento seja regularizado uniformemente por toda a Grande Aracaju.

“Não estamos aqui apenas discutindo o que fazer, já que, boa parte das medidas necessárias já estão em andamento. O Governo mostrou as soluções para amenizar essa situação e estamos trabalhando desde o dia do acidente, no sábado, para regularizar o abastecimento. Também estamos contando com a colaboração de diversos parceiros, como o Exército que nos ofereceu total apoio no que precisássemos. Todos os esforços estão direcionados para solucionar essa situação”, informou Carlos Melo.
Presenças

Estiveram presentes à reunião, o vice-governador e secretário chefe da Casa Civil, Belivaldo Chagas, os secretários de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, Educação, Jorge Carvalho, Saúde, José Sobral, Comunicação, Sales Neto e Cultura, Elber Batalha. Assim como os diretores-presidentes da Deso, Carlos Melo e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Antônio Vasconcelos; o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Mendes; o comandante geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício Iunes e o engenheiro Bira Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário